• ABP

ABP apoia iniciativa "O Brasil conta comigo". Saiba mais!


A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP apoia a ação estratégica "O Brasil conta comigo, da Secretaria de Gestão da Educação e Trabalho na Saúde - SGTES, do Ministério da Saúde.


A iniciativa tem como objetivo principal o auxílio a estados e municípios nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Também faz parte do escopo da ação estratégia o cadastramento e a capacitação de profissionais, residentes e estudantes da área de saúde.


Na última segunda-feira, 04 de maio, a capital do Amazonas foi a primeira cidade do estado a receber médicos e profissionais de saúde do programa. O Dr. Jorge Akel, presidente da Associação Médica do Amazonas e também associado da ABP, ressaltou a importância do acolhimento destes profissionais em sua chegada a Manaus, que aborda os sintomas psíquicos que podem desenvolver com o trabalho, como enfrentar os desafios que surgirão, e a carga que podem carregar.


"O acolhimento realizado aos médicos e outros profissionais de saúde foi de suma importância, por estarmos orientando em termos gerais e cuidados com a saúde mental. O profissional inicia o exercício de suas funções sabendo que tem uma retaguarda que o apoia e o mais importante, para a realidade do Amazonas, foi a garantia de seus salários em seus contratos, por terem sido contratados pelo Ministério da Saúde", explica o também conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Amazonas.


O Dr. Akel também destacou o engajamento da ABP nesta missão: "a parceria do Ministério da Saude com a ABP, através da coordenação do presidente, Dr. Antônio Geraldo, orientou os representantes do Amazonas ao engajamento nesta missão, sugerindo um grupo de psiquiatras para esse apoio. Prontamente, foi aderido de modo voluntário por vários colegas de Manaus que, alinhados com a ABP, entenderam a nobreza desta missão, do momento que estamos vivendo e da crise que assola o estado, e os possíveis comprometimentos psíquicos dos profissionais, que já está sendo trabalhado".


Parabéns a todos os voluntários da ABP que participaram desta ação junto ao Ministério da Saúde no acolhimento aos médicos e profissionais que chegaram ao Amazonas!




Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h