top of page
  • Foto do escritorABP

A campanha contra a Psicofobia começa hoje. Junte-se a nós!


A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP promove, anualmente, diversas iniciativas em prol da saúde mental da população. Hoje damos início a mais uma campanha contra a Psicofobia, que tem objetivo principal de combater o estigma contra as doenças mentais e os médicos psiquiatras.


O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de países com maior número de doenças mentais no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, além de liderar o ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina - com 11,5 milhões e quase 19 milhões de pessoas acometidas em todo o país, respectivamente. Os números revelam uma triste realidade de pessoas que não só sofrem com o próprio transtorno, como com o estigma da sociedade e da família.


"A Psicofobia causa muito sofrimento! A Psicofobia impede que milhares de padecentes de doenças psiquiátricas busquem o tratamento adequado e, também, leva milhares de pessoas ao suicídio todos os anos", explica o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e coordenador da iniciativa.


Campanha contra a Psicofobia 2022


Este ano queremos compartilhar histórias de pessoas que sofrem com o estigma e, ainda, levar a mensagem de que simples atitudes de autocuidado podem ser fatores de proteção e ajudar no tratamento das doenças mentais.


Divulgaremos materiais informativos, vídeos com histórias reais e, ainda, um filtro no Instagram para que as pessoas possam interagir compartilhando suas próprias experiências. Além disso, vamos promover um especial ABP TV Psicofobia ao longo do mês.


Convidamos a todos que se juntem a nós, compartilhando conteúdo com seus colegas, familiares e nas redes sociais. Acesse www.psicofobia.com.br para mais informações sobre a campanha!


bottom of page