top of page

Nota de pesar: Ricardo Boechat

A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP presta sua homenagem ao jornalista Ricardo Boechat. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Dra. Carmita Abdo, o jornalista Ricardo Boechat e Dr. Antônio Geraldo da Silva

Diagnosticado com depressão em 2015, o jornalista falava abertamente sobre a doença e seu tratamento. Em 2017, participou da programação do XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP, onde foi recebido pela presidente da ABP, Dra. Carmita Abdo, e pelo presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL, Dr. Antônio Geraldo da Silva.


Boechat defendia que a imprensa precisa falar mais e melhor sobre as doenças mentais: “Fica claro que é importante não esconder a depressão, não tratá-la na clandestinidade. É importante aceitá-la e combatê-la, e todo o silêncio de todo o doente e de quem está a sua volta dificulta a recuperação. E essa necessidade de não fazer segredo, além da sinceridade que faço questão de manter na relação com os ouvintes, é a razão deste depoimento pessoal que estou dando para vocês”, afirmou em seu programa matinal na Band News no dia 27 de agosto de 2015.


A ABP agradece a Ricardo Boechat pelo reconhecimento da relevância no tratamento da depressão, contribuindo para a informação correta de milhões de brasileiros por meio da sua atuação exemplar como jornalista.



bottom of page