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Setembro Amarelo encerra com novidades



O mês de setembro acabou e, com ele, encerrou-se mais um período de concentração de esforços para a maior campanha anti estigma do mundo, a Campanha Setembro Amarelo. Durante os 30 dias do mês, a ABP e suas federadas puderam falar abertamente e da forma correta sobre a terceira maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio.


A prevenção do suicídio é o principal objetivo do Setembro Amarelo, por entender que está uma causa de morte evitável e que, com informação correta para toda a sociedade, pode-se reduzir o estigma relacionado às doenças psiquiátricas e seus pacientes.


Em 2018, federadas e núcleos da ABP foram essenciais ao sucesso da campanha, realizando as suas ações em âmbito regional, fortalecendo a rede associativa construída pela ABP. Além das caminhadas, atividades de panfletagem e palestras que foram organizadas e estruturadas de forma voluntária, a inserção do Setembro Amarelo na mídia mostra a importância de seguir falando sobre os fatores de risco e prevenção do suicídio.


Especialmente neste ano, uma inovação levou a Campanha da ABP ainda mais longe. Contamos com o apoio de influenciadores digitais pelo Instagram que, literalmente, vestiram a camisa do Setembro Amarelo a favor da prevenção.


Nomes de grande expressão na internet, como os jornalistas Hugo Gloss e Melissa Januzzi, os influenciadores digitais Bruno Chateaubriand, Fani Pacheco, Maíra Charken, entre tantos outros, ajudaram a ABP a levar sua campanha a milhões de pessoas pela internet afora. Hugo Gloss postou em seus stories do Instagram o momento em que recebeu o kit enviado pela ABP, com camisa da campanha e cartilha. No vídeo, ele chamou a atenção para os dados de suicídio no Brasil e no mundo e afirmou que está junto à ABP nesta campanha.


"Esse engajamento de toda a sociedade, certamente, eleva o patamar da campanha e nos ajuda a atingir o nosso objetivo principal, que é a prevenção", explica o coordenador nacional da campanha, Dr. Antônio Geraldo da Silva. Para o psiquiatra, "este foi mais um ano em que o saldo da nossa Campanha foi extremamente positivo, onde pudemos perceber a quantidade de pessoas abertas a ouvir dos psiquiatras e dos meios de comunicação, nossos grandes parceiros, sobre a importância de se prevenir o suicídio, iniciando pelo tratamento da doença mental de base", explicou.


A prevenção ao suicídio deve ser feita durante todo o ano. Por isso, o site da campanha Setembro Amarelo permanecerá no ar como uma plataforma de auxílio a todos que desejem saber mais sobre o tema, onde encontrar ajuda e como participar das mobilizações.


"O nosso muito obrigado a todos que, de alguma forma, trabalharam conjuntamente conosco. Espero que, ao longo do próximo ano, as ações continuem a ser realizadas até o novo período de juntarmos forças, o mês de Setembro de 2019", finalizou o Dr. Antônio Geraldo.


Veja na galeria abaixo algumas imagens da Campanha Setembro Amarelo 2018.



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