top of page

Secretaria de Saúde de Pernambuco recebe ABP e SPP para reunião sobre saúde mental



A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria - SPP participaram, no dia 05 de fevereiro, de reunião com o Secretário de Saúde do estado de Pernambuco, André Longo, na sede da instituição.


O encontro discutiu pontos importantes do debate sobre políticas públicas e estratégias de saúde mental no estado. Na ocasião, estiveram presentes: estiveram: o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL; o Dr. Everton Botelho, Diretor Regional Nordeste Adjunto da ABP; a Dra. Kátia Petribu, presidente da SPP; o Dr Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania; a Dra Milena França, conselheira do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco; a Dra Helena Carneiro Leão, presidente da Associação Médica de Pernambuco - AMPE; e o Dr Tadeu Calheiros, presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco - SIMEPE.


A presidente da SPP, Dra. Kátia Petribu, considerou a reunião muito importante. É o que aponta a presença do Dr. Quirino Cordeiro, representando o Governo Federal, que apresentou "o programa de saúde mental do Ministério da Saúde, todas as últimas resoluções que, infelizmente, ainda não foram implantadas no estado e oferecer ajuda para que essas ações sejam implantadas", afirmou a psiquiatra.


Ainda para a presidente da SPP, o diálogo relacionado ao tema teve na reunião seu primeiro passo. Para a Dra. Kátia, isso se deve ao fato de que o secretário André Longo está há poucos meses na função, mas já concedeu a oportunidade de conhecer a realidade pelos próprios psiquiatras: "acho que foi uma deferência muito grande ter nos ouvido ao longo de duas horas. Foi uma reunião muito proveitosa, a partir do momento em que foi criado um grupo de trabalho".


Representando a APAL, o Dr. Antônio Geraldo comentou sobre a oportunidade: "estamos aqui para nos colocarmos à disposição, com conhecimento técnico e incentivo do Governo Federal, para melhorar o que já existe em termos de assistência à Saúde Mental em Pernambuco e que não teve atenção suficiente nos últimos anos".


Próximas reuniões serão marcadas para dar andamento à conversa que foi iniciada no mês de fevereiro. Veja abaixo algumas fotos da reunião.




bottom of page