top of page

Jornada Sul Brasileira reúne centenas de profissionais em busca de atualização científica



A capital paranaense, Curitiba, recebeu nos dias 04 a 06 de abril, a XVIII Jornada ABP Sul-brasileira de Psiquiatria e a XII Jornada Paranaense de Psiquiatria. Os eventos aconteceram concomitantemente, no auditório da Associação Médica Paranaense - AMP.


Foram três dias de imersão científica para todos os presentes: médicos psiquiatras e de outras especialidades, residentes em psiquiatria, estudantes de graduação e demais profissionais da área de saúde mental. Ao todo, foram realizadas três conferências magnas, sete mesas redondas e dois talk shows.


Presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria - APPSIQ, federada organizadora do evento, o Dr. Osmar Ratzke ressaltou a qualidade a jornada deste ano. "Foi muito bem frequentada, com bastante gente e conteúdo científico fantástico", citando a presença dos doutores Antônio Geraldo da Silva, presidente da APAL, e Carmita Abdo, presidente da ABP.


Entre as atividades que merecem destaque, o Dr. Ratzke pontuou a apresentação da pré-jornada, com o Workshop do Dr. Eduardo Daura sobre "Psicofármacos antipsicóticos", que aconteceu na manhã da quinta-feira.

Da esquerda para direita: Antônio Geraldo da Silva, Osmar Ratzke, Carmita Abdo e Cláudio Martins

Sobre a importância da realização dos eventos regionais, o presidente da APPISQ concorda que é uma oportunidade de democratizar o acesso à atualização científica com a qualidade da ABP: "sou favorável a que tenha uma vez por ano em cada estado, em estados diferentes. A ideia em si é muito boa e conseguimos concentrar um pouco mais de pessoal daqui do estado".


Diretor secretário da ABP, o Dr. Cláudio Meneghello Martins participou da mesa redonda “Abordagens terapêuticas na prática clínica”, com a palestra “Emoções expressas: identificação e intervenções”. Para o psiquiatra, as jornadas regionais são fundamentais para congregar um grande número de associados, promovendo o trabalho conjunto:


“[A jornada] é muito importante para a integração das diversas federadas da região Sul da ABP, onde nós temos um grande número de federadas (xx no total), congregando também um grande número de associados dessas federadas e, por conseguinte, associados também da ABP”.

O Dr. Cláudio finaliza dizendo que “essa é a oportunidade para que possa haver um trabalho conjunto dessas federadas podendo divulgar temas atuais e mobilizar colegas. Os eventos são não somente para atualização científica, mas também é uma oportunidade de interação entre os colegas, se reencontrar, compartilhar ideias, projetar ações associativas de uma forma mais integrada, tentar uniformizar as ações das diversas federadas, no sentido de cooperação, que nesses momentos é muito rica”.


 

Anúncio

bottom of page