top of page

FADEF 2019: edital único aberto para envio de propostas


Atenção federadas e núcleos associativos: está aberto o prazo para submissão de propostas de eventos para o FADEF/ABP - Fundo de Apoio ao Desenvolvimento de Federadas e Núcleos Associativos da Associação.


O Fundo é uma iniciativa em prol do crescimento e desenvolvimento das entidades que representam a ABP em escala regional e estadual. O apoio é concedido por meio de patrocínio de eventos científicos de pequeno, médio e grande porte, auxiliando também na elaboração de aulas presenciais do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP, valorizando os trabalhos de suas instituições representativas.


Em 2018, mais de R$ 140 mil reais foram investidos em 19 eventos de federadas e núcleos da ABP, como jornadas estaduais de psiquiatria, eventos temáticos, entre outros. Cerca de 2 mil associados foram beneficiados com o FADEF neste ano, por meio de 16 federadas que tiveram suas propostas aprovadas.


Este é o caso, por exemplo, da 23ª Jornada dos Temas de Psiquiatria, realizada nos dias 18 e 19 de maio, em Porto Alegre - RS. O evento foi realizado pelo Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Cenespi/PUC-RS, federada da ABP, com o apoio do FADEF.


A Dra Luísa Bisol, presidente do Cenespi à época, foi a proponente do evento junto à secretaria da ABP. Ela explica como o Fundo foi essencial para realização do evento no primeiro semestre do ano: "o FADEF é uma iniciativa da ABP que cresceu muito e que apoia muito as federadas de todo o Brasil. Desde o primeiro edital, o Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada (CENESPI) realiza solicitações e recebe auxílio financeiro, sem interferência da ABP na parte científica dos eventos, garantindo a autonomia da federada".


A psiquiatra continua ressaltando as atividades nas quais o FADEF auxiliou diretamente. "Para o CENESPI foi possível trazer pessoas do exterior, dando maior visibilidade aos eventos promovidos pela federada. Isso se traduz em benefício para nossos associados e também para a comunidade universitária da PUC-RS, já que o CENESPI foi fundado por psiquiatras e professores dessa universidade", explica.


Prazo para submissão de propostas encerra-se em fevereiro


Anualmente, 15% do resultado financeiro do Congresso Brasileiro de Psiquiatria é destinado ao Edital do FADEF do ano seguinte. Para propostas de eventos a serem realizados em 2019, o Edital Único possui prazo aberto para propostas até o dia 15 de fevereiro.


Os eventos devem ser realizados entre os meses de fevereiro e agosto do próximo ano. Para cada proposta, um associado quite deve ser o responsável, desde que seja o presidente da Comissão Organizadora do projeto. Em casos de eventos temáticos, o proponente deve também comprovar certificado de atuação na Área envolvida pelo evento.


Acesse a página especial do FADEF/ABP, leia atentamente o Edital e submeta sua proposta de evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail secretaria@abp.org.br.

bottom of page