top of page

Associados honorários da ABP compõem quadro de ministros do novo governo


Durante o mês de novembro, o futuro presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou algumas das suas escolhas para a equipe que o acompanhará na administração do país a partir de janeiro. Os associados honorários da ABP, Dr. Luiz Henrique Mandetta e Dr. Osmar Terra estarão à frente das pastas Saúde e Cidadania e Ação Social, respectivamente.

luiz-henrique-mandetta
Dr. Luiz Henrique Mandetta, futuro Ministro da Saúde (Foto: Agência Liderança)

Deputado Federal pelo estado de Mato Grosso do Sul por dois mandatos consecutivos, o Dr. Luiz Henrique Mandetta é associado honorário da ABP desde 2014. Em conversa com o jornalista Nilson Klava, da Globonews, logo após a sua nomeação, o futuro ministro ressaltou que as suas três prioridades de sua administração serão "saúde, saúde e saúde".


Também deputado, o Dr. Osmar Terra já exerceu a função de Ministro no governo Temer, onde comandou a pasta Desenvolvimento Social e Agrário. Foi nomeado associado honorário da ABP em 2016, durante a Cerimônia de Abertura do XIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, o CBP Gold, em São Paulo.


A contribuição de ambos é imensurável para a especialidade de psiquiatria e para a Associação. Durante seus mandatos, sempre prezaram pelos assuntos relacionados à saúde mental e à psiquiatria, buscando o melhor para médicos da especialidade, seus pacientes e familiares.


Dr. Luiz Henrique Mandetta é o autor da lei que cria o Dia do Psiquiatra, tendo sido escolhida inicialmente a data de 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. O deputado escreveu na justificativa de seu projeto que o psiquiatra exerce um "papel de importância ímpar na vida do paciente, sendo determinante para garantir que as pessoas com distúrbios de saúde mental possam continuar a viver com dignidade". A data foi posteriormente alterada para o dia 13 de agosto, dia de fundação da ABP.



Dr. Osmar Terra, futuro Ministro da Cidadania e Ação Social (Foto: MDSA)

Grande apoiador das causas da ABP, o Dr. Osmar Terra participou de inúmeras atividades organizadas pela ABP, como por exemplo no Simpósio do Presidente sobre a legalização da maconha. Defendeu também os interesses da psiquiatria ao propor o Projeto de Lei 7663/2010, que define condições de atendimento aos usuários, diretrizes e formas de financiamentos das ações, no que concerne ao Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas - Sisnad.


A ABP parabeniza os seus associados honorários pelas indicações aos ministérios, desejando sucesso nesta nova empreitada.

 



bottom of page