• ABP

Transmissão ao vivo do Cinepsiquiatria é sucesso de audiência


No último sábado, 09, o Projeto Cinepsiquiatria ABP/APAL apresentou debate e exibição do filme "Coringa".


Pela primeira vez, a sessão contou com transmissão ao vivo pela internet nos perfis da ABP nas redes sociais. Mais de 15 mil pessoas foram alcançadas pelas transmissões nos perfis da ABP no Facebook e Instagram.


Com organização local da Associação Psiquiátrica Cyro Martins - CCYM, a exibição aconteceu em Porto Alegre no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas. O debate contou com a presença dos doutores Alcina Barros, Antônio Geraldo da Silva, Claudio Martins, Euclides Gomes e Lisieux Telles.

Da esquerda para direita: Dr. Cláudio Martins, Dra. Alcina Barros, Dr. Antônio Geraldo, Dra. Lisieux Telles e Dr. Euclides Gomes

Uma das debatedoras da manhã, a psiquiatra Dra. Alcina Barros apontou que os temas abordados pelo filme, que se passa na década de 1980, ainda são muito atuais. "O Cinepsiquiatria ABP/APAL tem a intenção de lutar contra esses problemas que são apresentados pelo filme: a desassistência em saúde mental, que muitos pacientes com transtornos mentais graves passam; a discriminação que ele [o Coringa] sofre; e a exclusão social", pontuou.


A arteterapeuta Zelaine destacou a importância de momentos em que a saúde mental é debatida fora da academia. "Quando eu entrei em contato com o projeto pela primeira vez, eu me encantei por ele. Os conteúdos que a gente vê na academia são deslocados para esse nosso mundo real, a gente consegue ver coisas maravilhosas vivendo o cotidiano, percebendo o detalhe, como as pessoas reagem. A gente consegue ter um olhar diferenciado e isso é extremamente importante para tudo na vida", afirmou.


A próxima sessão do Cinepsiquiatria já está marcada para o dia 14 de dezembro, com a exibição do filme "O que você pensa que vou", estrelado pela atriz Juliette Binoche. Será no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas, às 10h30.


Não perca!



Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h