top of page

Participe ativamente da APAL: candidate-se a uma Seção Científica



A Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL torna público o concurso de seleção para coordenação e secretaria de suas Seções Científicas. Você, membro de comissão ou departamento da ABP, pode participar desta seleção.


A seleção é direcionada a associados de todas as instituições que compõem a APAL, onde se enquadra a ABP. Cada Seção Científica é composta por um coordenador e três secretários, sendo um de cada região da APAL.


Os interessados devem encaminhar um e-mail para secretaria@abp.org.br até o dia 02 de julho, contendo os documentos necessários para a candidatura, de acordo com o Edital de Seleção divulgado pela APAL.


O candidato deve encaminhar um arquivo com no máximo 10 páginas em tamanho A4, fonte Arial em tamanho 11, com espaçamento de linhas de 1,5, apresentando cada um dos tópicos abaixo de modo resumido:

  • Curriculum Vitae com ênfase na área temática ou subespecialidade específica para a qual pretende exercer o cargo, incluindo sua participação em entidades dedicadas à Seção Científica ou área temática para a qual se candidata, antiguidade na APAL e em Seções.

  • Antecedentes docentes e acadêmicos de graduação, pós-graduação e outros, em particular nos referidos temas da seção em que se candidata.

  • Trabalhos de investigação ou monografias realizadas ao tema para o qual se candidata, e publicações de artigos, capítulos ou livros citando as referências do mesmo.

  • Organização de atividades sobre o tema para o qual se candidata (cursos, seminários e outro tipos de eventos educativos ou de intercâmbio científico realizados, destinados a profissionais e comunidade).

Devem acompanhar este arquivo as cópias escaneadas do Diploma de Médico e o certificado do Título de Especialista em Psiquiatria. Após este processo, a ABP emitirá a Carta de Aval junto à comprovação de no mínimo dois anos de atividade associativa, confirmando a candidatura dos interessados, que deverá ser encaminhada à APAL junto aos documentos solicitados.


O quinto requisito é o Programa Bienal a ser desenvolvido, que poderá conter até três páginas ou folhas A4, também em fonte arial, tamanho 11 e espaçamento de 1,5.

O prazo final para envio da documentação completa à APAL se encerra à meia-noite do dia 08 de julho de 2018, de acordo com o fuso horário do país de cada candidato.


Acesse o Edital de seleção, disponível no site da APAL e confira a lista completa de Seções Científicas da Associação.

bottom of page