Na última terça-feira, 05, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria - SPP participaram de reunião com o Secretário de Saúde do estado de Pernambuco, André Longo, na sede da instituição.
Entre os presentes, estiveram: o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL; o Dr. Everton Botelho, Diretor Regional Nordeste Adjunto da ABP; a Dra. Kátia Petribu, presidente da SPP; o Dr Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania; a Dra Milena França, conselheira do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco; a Dra Helena Carneiro Leão, presidente da Associação Médica de Pernambuco - AMPE; e o Dr Tadeu Calheiros, presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco - SIMEPE.
A reunião pautou pontos importantes do debate sobre políticas públicas e estratégias de Saúde Mental em Pernambuco, como explica a Dra. Kátia Petribu. A relevância do encontro está destacada na presença do Dr. Quirino Cordeiro, representando o Governo Federal, que apresentou "o programa de saúde mental do Ministério da Saúde, todas as últimas resoluções que, infelizmente, ainda não foram implantadas no estado e oferecer ajuda para que essas ações sejam implantadas".
"Ao mesmo tempo, foi de fundamental importância também a vinda do Dr. Antônio Geraldo porque ele, como conhecedor de toda a política de saúde mental, das dificuldades que o Brasil enfrenta e também agora da América Latina, ele pode explanar certas distorções antigas do sistema e que precisam ser corrigidas, atualizadas", ressaltou a presidente.
Ainda para a Dra. Kátia Petribu, este foi o primeiro passo para o estabelecimento do diálogo relacionado ao tema, visto que o secretário André Longo assumiu o cargo há pouco mais de um mês, concedendo a oportunidade de que conhecer a realidade pelos próprios psiquiatras: "acho que foi uma deferência muito grande ter nos ouvido ao longo de duas horas. Foi uma reunião muito proveitosa, a partir do momento em que foi criado um grupo de trabalho. Vamos ter uma reunião em poucas semanas para dar rumo ao que foi explanado".
O Dr. Antônio Geraldo comentou sobre a oportunidade: "estamos aqui para nos colocarmos à disposição, com conhecimento técnico e incentivo do Governo Federal, para melhorar o que já existe em termos de assistência à Saúde Mental em Pernambuco e que não teve atenção suficiente nos últimos anos".
Veja abaixo algumas fotos do encontro.
*Fotos cedidas pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria - SPP
Comments