top of page
  • Foto do escritorABP

Psiquiatria em Pauta: maconha e esquizofrenia


Doenças mentais e dependência química muitas vezes estão relacionados. Estudos apontam que o uso e abuso de substâncias psicoativas podem desencadear transtornos mentais, enquanto padecentes de doenças mentais também têm maior chance de se tornarem dependentes químicos.


A maconha é uma droga ilícita que possui diversas substâncias prejudiciais ao organismo e, por agir diretamente no cérebro, é atrelada ao surgimento de diversas doenças mentais. Uma delas é a esquizofrenia, uma doença mental séria, que acomete cerca de 23 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS.


Para levar esse importante debate para mais pessoas, este tema, que já foi debatido no programa ABP TV, será o assunto do próximo episódio do Psiquiatria em Pauta. O consumo de maconha pode propiciar o desenvolvimento da esquizofrenia? Em pacientes já diagnosticados, quais as consequências do uso dessa droga? Qual é a relação entre maconha e psicose? são algumas das perguntas respondidas durante o 16º episódio.


"Essa parceria com o podcast é uma inovação no sentido de aproveitar ao máximo tudo o que nós temos sobre qualquer tema que possa ajudar a população a ter mais conhecimento, maior esclarecimento sobre saúde mental. Assim, vamos ajudar a acabar com o preconceito, romper todos os estigmas - essa é ideia! Por isso, investimos nisso com muito carinho", ressaltou o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e apresentador do podcast.


Conheça os convidados da semana:

  • Dr. Elson Asevedo: médico psiquiatra, associado titular da ABP, diretor técnico do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

  • Dra. Verônica Leite: médica psiquiatra, associada efetiva da ABP, docente do curso de Medicina, mestranda em Ciências da Saúde e supervisora da Comissão de Residência Médica em Psiquiatria da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Diretora tesoureira do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins. Membro da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.

Escute o episódio completo agora mesmo em sua plataforma de streaming de áudio favorita. Estamos no Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e Spotify. Aperte o play e aproveite!


bottom of page