O termo "stalking" vem da língua inglesa e é uma forma de agressão onde a vítima se sente perseguida por alguém. Existem diversas formas de stalking como ligações frequentes, envio de presentes indesejados, envio de correspondência ou e-mails com conteúdos inadequados, causar danos materiais, perseguir o indivíduo em aplicativos, dentre outras formas.
Este tema é muito atual na Psiquiatria Forense, sobretudo após a promulgação da Lei nº 14.132/2021, que criminaliza essa conduta. Na terceira aula do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP do ano, a Dra. Lisieux Telles aborda o tema "quando a violência ocorre com o psiquiatra".
"Nesta aula, vamos falar sobre os conceitos, a lei recentemente promulgada no nosso país, algumas características dos agressores e das vítimas, e vamos finalizar com os resultados de uma pesquisa sobre quando o fenômeno do stalking é dirigido aos médicos psiquiatras", destacou a Dra. Lisieux.
Conheça a professora:
Dra. Lisieux Telles: Professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Docente de la Maestría en Psiquiatría Forense de la UNLP. Diretora Científica, de Ensino e Pesquisa do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso.
Sobre o PEC
O Programa de Educação Continuada é um benefício gratuito aos associado quites, onde aulas e cursos de atualização são disponibilizados. Cada uma das aulas concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP e 1 ponto para os Certificados de Áreas de Atuação. Os conteúdos estão disponíveis por 24 horas para assistir em qualquer dispositivo: celular, computador ou tablet.
Acesse o site www.pec-abp.org.br e confira esta e diversas outras aulas preparadas com o objetivo de atualização científica de fácil acesso. O PEC/ABP é gratuito para os associados quites! Fique em dia com a sua Associação. Mais informações em www.abp.org.br/anuidade.
Comments