• ABP

Orgulho de Ser Psiquiatra - Dra. Milena França


A homenageada de hoje da campanha Orgulho de Ser Psiquiatra é a pernambucana Dra. Milena França. Prestes a completar 39 anos, a mãe do Bernardo é natural de Recife, capital do estado, onde começou a sua vida acadêmica.


Durante sua faculdade, realizada na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, procurou se dedicar a todas as áreas em cada período, tentando abranger ao máximo o conteúdo da formação médica, e somente dedicando-se à psiquiatria nos dois últimos anos do curso.


"A minha escolha foi baseada no acompanhamento das atividades docente e de pesquisa de uma professora de psiquiatria, Professora Kátia Petribú, que por ser muito dedicada em suas atuações, me contagiou e eu tive a certeza de que era aquela área que eu queria", conta-nos a homenageada, afirmando que seguiria para ser uma médica útil aos seus pacientes e alunos, sendo feliz na vida pessoal e profissional.


Acredita que a psiquiatria mudou muito desde a sua formação, o que atribui ao crescimento das divulgações, das campanhas envolvendo os transtornos mentais, "com as lutas por uma assistência melhor e mais digna para os pacientes devido a essa reforma da assistência psiquiátrica que foi mal organizada, deixando muitos pacientes sem o adequado acompanhamento e adequada cobertura assistencial".


A Dra. Milena França também ressalta os principais desafios da psiquiatria atualmente, ressaltando o bem-estar físico e mental dos pacientes, interligando a especialidade com as demais áreas de atuação da medicina, "pois a psiquiatria é fundamentalmente uma especialidade clínica, que envolve o paciente como um todo, seja física e mentalmente. Além de tudo, precisamos divulgar os transtornos mentais, para reduzir drasticamente a psicofobia, principalmente também entre os profissionais de saúde", afirma a psiquiatra, que considera a psicoeducação como fundamental para mudar a visão e o pensamento das pessoas.


Ao ser perguntada porque tem orgulho de ter escolhido a psiquiatria como especialidade, responde: "tenho orgulho porque me sinto útil, me sinto recompensada com o bem-estar e recuperação e/ou readaptação dos pacientes. Psiquiatria é uma arte especial, que está sendo desmistificada e valorizada. Psiquiatria é vida, é bem-estar, é esperança de um futuro mais digno para os portadores de transtornos mentais. A boa prática da psiquiatria é revigorante, reconfortante e me dá forças para continuar acreditando num futuro melhor".

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h