• ABP

Orgulho de Ser Psiquiatra - Dr. Quirino Cordeiro


"Nasci em Marília, interior do Estado de São Paulo. Porém, apenas nasci naquela cidade, não morei lá um dia sequer. Toda minha infância e adolescência foi passada na cidade de Garça, localizada próxima a Marília. Lá, morava toda minha família. Saí de Garça com 17 anos de idade para estudar Medicina em São Paulo".


Assim começa a história do Dr. Quirino Cordeiro, homenageado de hoje pelo Orgulho de Ser Psiquiatra. Com 44 anos, é casado e pai do pequeno Arthur, de 5. Estudou medicina na Universidade de São Paulo, onde também cursou sua residência, no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, tendo a oportunidade de atuar como Preceptor da Graduação. Cursando o Doutorado na área de Esquizofrenia, teve a oportunidade de fazer um período de estágio sanduíche no King's College, em Londres.


O Dr. Quirino conta que escolheu a psiquiatria por ter um grande interesse pelos vários e distintos aspectos ligados ao adoecimento psiquiátrico, que sempre o intrigou muito. "Assim, tentar ajudar pessoas que apresentam transtornos mentais foi o principal motivo que me levou a me dedicar à Psiquiatria. Outro aspecto que contribuiu para minha escolha pela Psiquiatria foi o fato de a Especialidade abrir infinitas possibilidades de atuação profissional e de estudo", destaca o nosso homenageado, que exerceu a psiquiatria em diversos contextos nos últimos anos: clínica, perícia, academia, política, gestão de serviços, gestão pública.


Para ele, os últimos 20 anos trouxeram uma série de avanços na especialidade, principalmente nas áreas de fisiopatologia dos transtornos mentais e na introdução de novas técnicas ao cuidado dos pacientes. Mas o Dr. Quirino ressalta um aspecto especial: "o que me deixa bastante satisfeito é que os psiquiatras têm buscado cada vez mais levar a Especialidade para próximo das pessoas, lutando contra o estigma relacionado ao transtorno mental", afirma ao mesmo tempo em que destaca o papel decisivo da ABP no combate ao preconceito.


Atualmente, exerce a função de Coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, e acredita que o principal desafio da especialidade é "fazer com que os conhecimentos já acumulados na área sejam traduzidos em melhores cuidados para os pacientes, especialmente para aqueles que são tratados no sistema público de saúde".


"Tenho orgulho de trabalhar em uma área da Medicina que tem se desenvolvido tanto nos últimos anos e que tem buscado de maneira incessante ajudar as pessoas que se encontram doentes, e que são tão vulneráveis em nossa sociedade", finaliza o Dr. Quirino Cordeiro.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h