• ABP

Orgulho de Ser Psiquiatra - Dr. José Brasileiro


Conheça hoje o Dr. José Brasileiro, homenageado do Orgulho de Ser Psiquiatra. Natural de Nova Venécia - ES, o psiquiatra é também o presidente da Associação Paraibana de Psiquiatria, federada da ABP.


"Minha formação como médico se deu na Faculdade de Medicina Nova Esperança-FAMENE", conta o Dr. José Brasileiro. Com relação à sua residência em psiquiatria, explica que cursou em duas instituições: "fui residente de psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e residente de psiquiatria forense da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA".


Sobre a escolha da psiquiatria, se interessou pela especialidade ainda na graduação em Medicina. "Desde a época da faculdade sempre gostei muito da psicofarmacologia e da neuroanatomia, e no internato me aproximei do exame clínico psiquiátrico, o que de fato foi um diferencial na minha escolha", afirma.


Também destaca que, desde sua formação, a especialidade tem, sim, mudado. Mesmo que a manutenção de alguns aspectos, "a psiquiatria está sempre em mudanças, [...] como toda ciência está sempre em evolução".


O homenageado de hoje considera que, entre os principais desafios no exercício da psiquiatria, está "vencer o preconceito da sociedade com o paciente e o médico psiquiatra, trabalhar as angústias e frustrações que temos em nossa prática clínica".


"Eu tenho orgulho de ser psiquiatra porque sei que através dessa linda especialidade que escolhi posso contribuir com a sociedade e com meu próximo, aliviando sua dor e sofrimento", finaliza.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h