top of page
  • Foto do escritorABP

O abuso de substâncias desencadeia transtornos mentais?


Os transtornos por uso de substâncias envolvem um padrão patológico dos comportamentos em que os pacientes continuam a usar uma substância, apesar de experimentarem problemas significativos relacionados a esse uso.


No vídeo do Canal da Psiquiatria desta semana, a Dra. Ana Cecília Marques, coordenadora da Comissão de Adicções da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, fala sobre este tema tão atual. "O mais preocupante é que a maioria da população acha que o transtorno de uso de substâncias é um problema imoral, ligado aos valores. Por exemplo, as pessoas têm a impressão de que o alcoolismo atinge pessoas que não têm nada para fazer e ficam o dia inteiro no bar, mas isso não é verdade. O alcoolismo é uma doença, entre as doenças mentais, que é prevenível, mas que está em um dos primeiros lugares no ranking das maiores causas de mortalidade", destaca a médica psiquiatra.


Assista ao vídeo na íntegra:



O Canal da Psiquiatria no YouTube é um dos veículos da ABP que leva conteúdos sobre saúde mental para toda a população. Por meio de vídeos curtos, ágeis e com linguagem simples, as principais dúvidas que recebemos pelas redes sociais são respondidas pelos médicos psiquiatras associados.

Se você ainda não acompanha, inscreva-se no Canal da Psiquiatria clicando aqui, acompanhe os vídeos e compartilhe com seus colegas, pacientes e nas redes sociais para ajudar a disseminar conteúdos informativos importantes para toda a sociedade.


bottom of page