• ABP

Nota de falecimento: Dr. Romildo Bueno


Dr. João Romildo Bueno (07/08/1938 - 17/08/2019)

É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP comunica o falecimento de seu ilustre associado Dr. João Romildo Fanucci Bueno, ocorrido neste sábado, 17 de agosto.


Mineiro da cidade de Cambuí, no sul do estado, o Dr. Romildo Bueno tinha 81 anos recém-completados. Um dos maiores psiquiatras e psicofarmacologistas brasileiros da atualidade, presidiu a ABP entre os anos de 1983 e 1986.


Foram mais de 50 anos de atividade médica em prol da psiquiatria brasileira, dos pacientes e familiares dos padecentes de transtornos psiquiátricos. O Dr. Bueno foi o responsável pelo início dos estudos em psicofarmacologia no país, após o estudo da área na Inglaterra e período de trabalho na cidade de Chicago (EUA).


João Romildo Fanucci Bueno também foi Diretor Tesoureiro da ABP nos anos de 2010 a 2016. Atualmente, exercia os cargos de Editor Sênior da Revista Debates em Psiquiatria, Assessor Especial da Diretoria Executiva da ABP e Diretor Secretário da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL.


Em entrevista para a campanha Orgulho de Ser Psiquiatra, declarou: “ meu maior orgulho é o de ter contribuído para o crescimento da ABP e o de hoje é o de sorrateiramente entrar em grandes auditórios para ver e ouvir ex-alunos meus pontificando em sapiências e me ensinando algo novo, ainda que me esqueça de pegar o certificado de participação nos congressos para “provar” que lá estive. O melhor é o que virá, ainda não aconteceu”.


A ABP solidariza com todos os amigos e familiares do Dr. João Romildo Bueno, que, sem dúvidas, foi um dos maiores expoentes da psiquiatria brasileira. A Associação Brasileira de Psiquiatria tem muito orgulho de ter tido o Dr. Romildo Bueno em seu quadro associativo e de diretoria durante todos esses anos.


O velório será no dia 18 de agosto, às 15h, na Capela 5 do Memorial do Carmo, no bairro do Caju, Rio de Janeiro. A cremação está marcada para as 18h, no Crematório do Memorial do Carmo, situado à Rua Monsenhor Manoel Gomes, 287.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h