• ABP

Nota de falecimento: Dr. Luiz Carlos Mabilde


É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Psiquiatria vem a público comunicar o falecimento do seu ilustre associado Dr. Luiz Carlos Mabilde, ocorrido hoje, 13 de janeiro de 2021, aos 76 anos.


Ex-presidente da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, o Dr. Mabilde - como era conhecido - também atuava como professor/supervisor convidado dos Cursos de Especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e Supervisão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.


Em julho de 2013, foi homenageado pela ABP na campanha Orgulho de Ser Psiquiatra, enviando um texto de sua autoria sobre a escolha da especialidade e da atuação como psicanalista, confira abaixo.


A ABP orgulha-se por ter tido o Dr. Luiz Carlos Mabilde em seu quadro associativo e solidariza-se com seus familiares e amigos pela perda.


* * *


"Orgulho de Ser Psiquiatra


Por Luiz Carlos Mabilde


Já no primeiro ano da Faculdade de Medicina, da UFPEL, decidi que iria ser Psiquiatra. Foi uma conclusão interna, consequência de profunda identificação com a prática médica e com a área de atuação da Psiquiatria. O curioso foi a inesperada sensação de orgulho e tranquilidade do momento, seguidas de dedicação à especialidade, as quais me acompanham até hoje. No segundo ano, meu pai – Médico Ortopedista e Professor da UFRGS – disse a seus colegas e alunos, depois de visita à sua enfermaria com ronda pelos pacientes: “Este não vai ser Ortopedista”! No sexto ano, ao me apresentar para o estágio/seleção para a Residência/Curso de Especialização em Psiquiatria da UFRGS, na antiga divisão Melanie Klein, do Hospital São Pedro, em Porto Alegre, empreguei-me com afinco, certo de que ali deveria permanecer para seguir estudos e práticas, já iniciadas em Hospital Psiquiátrico e no Manicômio Judiciário.