top of page
  • Foto do escritorABP

Nota de esclarecimento: matérias sobre suicídio


A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em concordância com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça sua postura contrária ao compartilhamento de notícias sobre suicídio, especialmente àquelas que contenham informações explícitas sobre meio letal, fotografias, entre outros. Veículos de comunicação e pessoas, de um modo geral, precisam ter cautela ao noticiar óbitos por suicídio ou compartilhar notícias, prezando pelas orientações fornecidas pela ABP na cartilha direcionada aos profissionais de comunicação.


Entre os assuntos abordados pela cartilha, estão a relevância da divulgação, o cuidado com aqueles que estão em luto em decorrência de um suicídio e a importância de não simplificar o fato, atribuindo-o a uma causa única. Acesse o site www.setembroamarelo.com e leia o manual "Comportamento Suicida: conhecer para prevenir", disponível também para download gratuito.


Atenciosamente,

Diretoria Plena da Associação Brasileira de Psiquiatria.


Antônio Geraldo da Silva - Presidente Cláudio Meneghello Martins - Vice-presidente Sérgio Tamai - Diretor Secretário Miriam Elza Gorender - Diretora Secretária Adjunta Maria de Fátima Vianna de Vasconcellos - Diretora Tesoureira Kléber Roberto da Silva Gonçalves de Oliveira - Diretor Tesoureiro Adjunto

Ruy Palhano Silva - Diretor Regional Norte

Leonardo Francisco de Albuquerque Barbosa - Diretor Regional Nordeste

Leonardo Rodrigo Baldaçara - Diretor Regional Centro-Oeste

Humberto Corrêa da Silva Filho - Diretor Regional Sudeste

Marcelo Feijó de Mello - Diretor Regional Sul


bottom of page