Lei que salva vidas é aprovada em tempo recorde!


A Lei nº 13.819, que Institui a Política Nacional de Prevenção da automutilação e do Suicídio é sancionada, e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP comemora o feito.

A Lei estabelece um pacote de medidas, com estratégia multidisciplinar para diminuir as tentativas de suicídio, os suicídios consumados e os atos de automutilação. Desde 2014 quando começamos no Brasil, junto com o Conselho Federal de Medicina - CFM, a campanha Setembro Amarelo ansiávamos por Leis que contribuíssem com o projeto da campanha, que é salvar vidas com o foco na prevenção.


Um dos objetivos da Lei é promover a saúde mental, e aplaudimos essa iniciativa pois acreditamos que a informação correta sobre saúde mental é fundamental para a prevenção ao suicídio, já que sabemos que praticamente 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.


Hoje, no Brasil, lidamos com a informação de que nas seis maiores cidades brasileiras a taxa de mortalidade, entre jovens de 10 e 19 anos aumentou 24%. Estamos indo na contramão do mundo, que conseguiu diminuir em 17% a sua taxa.