top of page

Governo Federal lança programa "Médicos Pelo Brasil"


Na última quinta-feira, 01, o Ministério da Saúde lançou o Programa "Médicos pelo Brasil" , que institui a carreira federal de médico, ao passo em que amplia a oferta de serviços em locais mais afastados dos grandes centros nacionais. Esta é mais uma vitória para a classe médica, que passa a ter a sua profissão reconhecida e valorizada pelo Governo Federal.


Ao todo, serão 18 mil vagas, uma ampliação de 7 mil quando ao programa Mais Médicos, das quais 13 mil serão para municípios de difícil provimento. Regiões Norte e Nordeste terão, juntas, 55% do total de vagas.

"Esse é um momento em que nós olhamos decisivamente para a atenção primária, atenção básica. Desde o início do governo, nós temos dito que vamos reestruturar o sistema de saúde brasileiro partindo da atenção primária", destacou o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na ocasião.


Quanto à participação dos médicos no Programa, o Ministro, que também é associado honorário da ABP, reforçou a importância do registro junto aos Conselhos de Medicina: "este programa só admite médicos com inscrição nos Conselhos de Medicina, com diplomas legalizados, seja por Revalida, seja por provas. Nós sabemos e temos a total consciência de que não resolveremos todos os problemas da atenção primária, mas estamos aqui para dizer que o caminho correto é esse".


Em declaração feita ao Dr. Antônio Geraldo da Silva, que esteve no lançamento representando a ABP, a deputada federal Joice Hasselmann, líder do governo na Câmara, afirmou ter sido um dia importante. "Queremos valorizar a profissão do médico, que era a carreira para quem se dedica tanto a salvar vidas. É o nosso governo empenhado pela classe médica no Brasil e eu tenho muito orgulho de ter iniciado essa ideia com o presidente", pontuou.


Diretor e superintendente técnico da ABP, o Dr. Antônio Geraldo comemorou o lançamento do programa. "Este é um dia histórico. Eu estive na votação do ato médico, estive também no lançamento da carreira médica, que é um desejo de longa data de todos que atuam em defesa da Medicina e dos Médicos, aos moldes da carreira jurídica, que já tem isto há décadas. Estamos há 30 anos aguardando, lutando por isso e, hoje, celebramos estas conquistas".

Comments


bottom of page