Governo Federal lança programa "Médicos Pelo Brasil"


Na última quinta-feira, 01, o Ministério da Saúde lançou o Programa "Médicos pelo Brasil" , que institui a carreira federal de médico, ao passo em que amplia a oferta de serviços em locais mais afastados dos grandes centros nacionais. Esta é mais uma vitória para a classe médica, que passa a ter a sua profissão reconhecida e valorizada pelo Governo Federal.


Ao todo, serão 18 mil vagas, uma ampliação de 7 mil quando ao programa Mais Médicos, das quais 13 mil serão para municípios de difícil provimento. Regiões Norte e Nordeste terão, juntas, 55% do total de vagas.

"Esse é um momento em que nós olhamos decisivamente para a atenção primária, atenção básica. Desde o início do governo, nós temos dito que vamos reestruturar o sistema de saúde brasileiro partindo da atenção primária", destacou o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na ocasião.


Quanto à participação dos médicos no Programa, o Ministro, que também é associado honorário da ABP, reforçou a importância do registro junto aos Conselhos de Medicina: "este programa só admite médicos com inscrição nos Conselhos de Medicina, com diplomas legalizados, seja por Revalida, seja por provas. Nós sabemos e temos a total consciência de que não resolveremos todos os problemas da atenção primária, mas estamos aqui para dizer que o caminho correto é esse".


</