top of page

Cinepsiquiatria ABP/APAL leva centenas de pessoas ao cinema



Criado em 2016, o projeto Cinepsiquiatria ABP/APAL é uma iniciativa de psicoeducação das duas instituições envolvidas na ação: a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e a Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL. Milhares de pessoas já compareceram às sessões de cinema promovidas pelo projeto, que contam também com debate após a exibição.


Com o objetivo de levar conhecimento a respeito de saúde mental, psiquiatria e combate ao estigma para a população em geral, já foram realizadas mais de 25 sessões em diversas cidades: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro, onde nasceu o projeto. Ao final do mês de maio e início do mês de junho, mais quatro sessões entram para o histórico do Cinepsiquiatria ABP/APAL.


Filme ganhador do Oscar® em Porto Alegre

Cinepsiquiatria ABP/APAL em Porto Alegre, 25/05

Em 25 de maio, sábado, a cidade de Porto Alegre sediou mais uma sessão no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas. "Greenbook", ganhador do Oscar® de Melhor Filme em 2019, foi o longa metragem escolhido para o debate, que contou com a presença dos doutores Denise Blaya Rocha e Gley Costa.


O filme conta a história do pianista americano Don Shirley, interpretado por Mahershala Ali (vencedor do Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante 2019) e a sua relação com o motorista Tony Lip, vivido por Viggo Mortensen (indicado ao OScar® de Melhor Ator 2019). A coordenação local do Cinepsiquiatria ABP/APAL fica a cargo da Associação Psiquiátrica Cyro Martins - CCYM, representado pelo Dr. Euclides Gomes.


Rocketman estreia com sessão exclusiva em Belo Horizonte


Contando a história do astro britânico Elton John, o filme "Rocketman" estreou no dia 30 de maio nos cinemas de todo o país. Em Belo Horizonte, em parceria com o Minas Shopping, o longa contou com sessão exclusiva para o Cinepsiquiatria ABP/APAL.


Participaram do debate após a sessão os doutores Humberto Corrêa e Maurício Leão, que discutiram aspectos relacionados ao filme. "A sessão foi um sucesso absoluto, com casa cheia e plateia participante", destacou o diretor tesoureiro adjunto da ABP, Dr. Maurício Leão.


Pré-estreia exclusiva do filme "Beatriz" no Rio de Janeiro


No dia 01 de junho, o projeto Cinepsiquiatria ABP/APAL realizou no Rio de Janeiro a pré-estreia do filme "Beatriz", com a participação da atriz protagonista Marjorie Estiano e do diretor Alberto Graça.


Presente no painel de debatedores, atriz Marjorie Estiano elogiou o projeto: "'é muito rico você poder ter perspectivas diferentes, é como se você se consultasse com diversos médicos, porque cada um tem uma ideia e uma interpretação. É uma obra de ficção, um personagem, então não se faz um diagnóstico, mas é o início, um ponto de partida para fazer uma leitura sobre o que os personagens estão vivendo".


"Beatriz" também conta com pré-estreia em São Paulo, no próximo dia 08 de junho. Será no Espaço Itaú de Cinema Augusta, às 10h30 da manhã. Participe!


Veja abaixo algumas fotos da pré-estreia no Rio de Janeiro:



bottom of page