• ABP

Psiquiatra brasileiro é homenageado pela República de Cuba



No dia 13 de março, mais um reconhecimento para a psiquiatria brasileira pela sua excelência. Durante o IX Congresso Cubano de Psiquiatria, na cidade de Havana, o superintendente técnico e diretor tesoureiro da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, recebeu o título de "Miembro de honor" da Sociedade Cubana de Psiquiatria.


A premiação é outorgada pela República de Cuba, por meio do Conselho Nacional de Sociedades Científicas de Saúde. Esta é a primeira vez que um psiquiatra brasileiro é agraciado com este prêmio.


"A Sociedade Cubana de Psiquiatria, dentro de suas regras, concede o título de Membro de Honra a personalidades da psiquiatria que demonstrem simpatia e cooperação com a nossa Sociedade, que é uma das mais antigas da América Latina e fundadora da APAL, completando 60 anos em 2020", explica a Dra. Miriam de la Osa, presidente da SCP.


A psiquiatra continua explicando que o prêmio é concedido "a pessoas que todos os dias lutam contra o estigma e fazem da psiquiatria latino-americana uma psiquiatria a partir de sua própria identidade e diversidade". Sobre a escolha do Dr. Antônio Geraldo, a Dra. De la Osa pontua: "é de ampla trajetória na pesquisa e em sua luta contra o Estigma, exerce um papel importante como novo presidente da APAL. Conceder esta homenagem a ele é uma homenagem também à psiquiatria brasileira".


Para o Dr. Antônio Geraldo, esta é uma homenagem significativa: "sinto-me muito honrado em ter recebido este título pela República de Cuba. Enquanto presidente da APAL, temos o dever de prezar pela especialidade e pelos nossos pacientes em todos os países independente de ideologias políticas partidárias, governos de esquerda e ou direitas e credos".


"Este reconhecimento é resultado do trabalho não apenas meu, mas de um grande grupo de pessoas unidas que tem feito ao longo dos últimos anos um trabalho sério, comprometido e que visa o coletivo e não a individualidade. Agradeço em nome de todos pela honraria, que nos motiva e incentiva ainda mais para continuar trabalhando", pontua.


A homenagem também foi concedida à Dra. Helen Herman, presidente da World Psychiatric Association - WPA (Associação Psiquiátrica Mundial) desde 2017.


Veja abaixo algumas fotos:



Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h