top of page

Dr. Talvane de Moraes recebe título de Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina


Na última terça-feira, 13, a psiquiatria brasileira foi novamente destaque entre as especialidades médicas. O Dr. Talvane Marins de Moraes, associado da ABP, recebeu o título de Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina – ANM na sede da instituição, que fica no Rio de Janeiro.


A cerimônia foi marcada pela presença de grandes psiquiatras nacionais, como o presidente da Academia, Dr. Jorge Alberto Costa e Silva, o 1º vice-presidente, Dr. Antônio Egídio Nardi, e Dr. Adolpho Hoirisch, que proferiu a saudação ao homenageado. Em seu discurso na ocasião, o Dr. Hoirisch destacou a excelência do Dr. Talvane de Moraes, justificando a sua nomeação: “hoje, torna-se honorário desta academia Talvane Marins de Moraes, um profissional de competência ímpar, digno dos maiores encômios. O novel honorário há muito tempo é considerado como um dos maiores mestres das ciências interinfluidas, o direito e a medicina legal em suas diferentes ramificações”.


O Dr. Talvane de Moraes falou sobre a emoção do momento e importância do prêmio, ressaltando que é o coroamento de toda uma carreira, que remonta à época da sua aprovação no vestibular. “Não pensamos nesta honraria, mas o reconhecimento dos colegas é muito importante, porque ali estão os que mais se dedicaram à medicina e viveram a vida acadêmica”, afirmou.


Ao agradecer pela conquista, o mais novo Honorário Nacional da ANM destacou a colaboração dos colegas médicos que colaboraram para a chegada deste momento: “é uma conquista não individual, mas sim coletiva, porque é óbvio que todos os colegas colaboraram para isso ao longo da minha vida profissional, para que eu pudesse ter hoje o conhecimento deste título, que corresponde à posição mais elevada na Academia, equivalente ao título de Honoris Causa, concedido àqueles de honório saber”.


O psiquiatra também relembrou sua trajetória da ABP, de onde é associado fundador: “Me sinto alegre e feliz e divido com a ABP a minha honra e todos esses anos que temos trabalhados juntos. Somos uma associação que tem o tom de solidariedade e companherismo sempre presentes. Não é Talvane, é o conjunto de psiquiatras brilhantes que temos no país e que se conjugam dentro da Associação. Agradeço a todos os colegas que ajudaram na construção pessoal e profissional e em especial à ABP, que representa o ponto maior da psiquiatria no Brasil”, finalizou.


A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP parabeniza o Dr. Talvane de Moraes pela recente conquista e homenagem, destacando o orgulho que possui em tê-lo como seu associado fundador.

bottom of page