top of page
  • Foto do escritorABP

13 de agosto: Dia Nacional do Médico Psiquiatra e aniversário da ABP


O dia 13 de agosto é um dia muito especial para todos nós, pois marca tanto o Dia Nacional do Médico Psiquiatra, quanto o aniversário da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.


O Dia Nacional do Médico Psiquiatra foi instituído em 2016, com o intuito de valorizar você, profissional que se dedica a cuidar daqueles que padecem de doenças mentais e sofrem com a Psicofobia.


Desde então, a ABP tem buscado homenagear seus psiquiatras associados com a campanha Orgulho de Ser Psiquiatria. A iniciativa nasceu durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP, que aconteceu na cidade de Curitiba (PR), e tomou corpo ao longo dos últimos anos, tendo o mês de agosto como seu ápice.


"É muito comum as pessoas definirem os psiquiatras como 'médicos loucos' que é uma frase preconceituosa e cheia de estigma. Na verdade, nós somos responsáveis por cuidar daqueles que precisam, a responsabilidade é imensa", ressalta o Dr Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP. "Parabenizo todos os meus colegas e agradeço por toda a dedicação e empenho na defesa dos pacientes psiquiátricos, na luta por um melhor sistema de saúde e, também, no combate ao estigma", completa.


Além disso, neste ano, a ABP completa 56 anos de inteira dedicação à sociedade brasileira. Desde nossa fundação, em 1966, lutamos por uma saúde mental de qualidade, disseminamos conhecimento científico e propagamos informações de qualidade à população.


Parabenizamos todos os nossos associados. Continuaremos empenhados em prol de você e de nossos pacientes, que tanto sofrem com todo o estigma criado acerca dos transtornos mentais!


bottom of page