top of page
  • Foto do escritorABP

Conheça a nova Debates em Psiquiatria

Atualizado: 4 de abr. de 2023


A Debates em Psiquiatria é uma publicação gratuita da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP que está em circulação desde 2011. A revista integra diversas disciplinas relacionadas à saúde mental baseada em evidências, congregando psiquiatras, psicólogos e outras profissões ligadas ao tema.


No ano passado, a revista passou por uma grande reformulação, buscando mais celeridade aos processos e a internacionalização. Segundo o Dr. Leandro Malloy, editor executivo, as mudanças foram feitas "para tornar a revista mais atrativa para pesquisadores nacionais e internacionais". Neste ano, a revista passou a ser exclusivamente online.


Ainda sobre a reestruturação, ele completa: "Todas essas modificações são discutidas semanalmente com a equipe editorial e nossos consultores. Além disso, as publicações agora ocorrem em fluxo contínuo. Com isso, logo após o aceite, o artigo é editado e publicado. Essa agilidade também torna a RDP mais atrativa para submissão de artigos de excelente qualidade".


Após as mudanças, o maior ganho que podemos destacar é que o fluxo editorial passou a ser gerenciado pelo Open Journal Systems - OJS, da submissão à publicação dos artigos. "Este sistema favorece a busca por autor, palavras-chave, entre outros. No OJS, cada artigo é publicado individualmente, com DOI registrado, assim que a editoração é finalizada. A RDP está assinando o sistema de acreditação de avaliadores PUBLONS e também o sistema de verificação de similaridade e plágio Similarity, da Crossref", explica o Dr. Malloy.


Outras vantagens que também podemos citar são a indexação automática no Google Acadêmico (Índice H = 9), Metadata Crossref (todos periódicos que têm DOI), Scilit (dados de Crossref e PubMed), Scope Database (indexador indiano), REDIBD e Latindex (indexadores latinoamericanos) e MIAR (indexador espanhol).


Desde 2021, a Debates em Psiquiatria também passou a receber artigos em espanhol e em inglês com o objetivo de aumentar sua visibilidade no cenário internacional, sobretudo na América Latina. "Deixo aqui o nosso convite para que os autores, psiquiatras e profissionais de outras formações em saúde mental submetam seus artigos à RDP", conclui o Dr. Leandro Malloy.


bottom of page