• ABP

"Comorbidades psiquiátricas em transtornos alimentares" é tema do ABPTV


Transtornos Alimentares são as alterações no comportamento alimentar que resultam de uma relação complexa entre aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Podem levar tanto ao emagrecimento extremo como à obesidade e outros problemas físicos. Entre os principais transtornos, figuram a anorexia e a bulimia, caracterizados pela preocupação excessiva com o ganho de peso e o medo de engordar, e o comer compulsivo.


Em sua maioria, os transtornos alimentares atingem mulheres. Estima-se que, ao longo da vida, entre 0,5 e 4% das mulheres terá Anorexia Nervosa, de 1 a 4,2% Bulimia Nervosa e 2,5% transtorno do Comer Compulsivo, segundo dados do Programa de Transtornos Alimentares – AMBULIM do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Para discutir a incidência de transtornos alimentares e demais patologias psiquiátricas, o ABPTV debate o tema "Comorbidades psiquiátricas em transtornos alimentares" no seu próximo programa. Dia 29 de outubro, às 21h, os doutores José Carlos Appolinário e Mireille Almeida participaram com a sua experiência clínica e científica do debate relacionado a este tema.


Conheça os nosso convidados abaixo:


- José Carlos Appolinário: médico psiquiatra; Mestre e Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ (DeReTrat).


- Mireille Almeida: Psiquiatra, Mestre em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Supervisora dos Residentes de Psiquiatria do Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA) da UNIFESP.


Participe você também do programa ABPTV. Envie sua pergunta aos convidados da noite pelo site da ABP, por meio do Linha Direta, ou nos comentários das transmissões ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube, no Canal ABPTV.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h