top of page

Comorbidade entre transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo é o tema do próximo ABP TV

  • Foto do escritor: ABP
    ABP
  • 12 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

O transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido como TOC, tem como característica central a presença de obsessões e/ou compulsões. Mesmo tendo alta prevalência na população, muitas vezes ele não é diagnosticado, o que leva a considerável atraso no início do tratamento, prejudicando, assim, o prognóstico. Já o transtorno bipolar (TB) caracteriza-se pela presença de episódios depressivos e maníacos que, na maioria das vezes, podem iniciar antes dos 25 anos de idade. Esse transtorno é uma das dez principais causas de incapacidade em todo o mundo.


Pesquisas recentes apontam que o TB e o TOC são condições psiquiátricas altamente comórbidas. Estima-se que 17% dos pacientes com bipolaridade preencham critérios para TOC ao longo da vida; enquanto entre os pacientes com TOC, a prevalência de TB é estimada em 18%.


O ABP TV da próxima terça-feira, 13 de dezembro, vai abordar o tema Comorbidade entre transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo. O programa é ao vivo, às 20h30, e conta com a participação dos médicos psiquiatras:

  • Dr. Elie Cheniaux: médico psiquiatra pela ABP. Professor titular de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM-UERJ). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); coordenador do Laboratório de Pesquisa em Transtorno Bipolar.

  • Dr. Marsal Sanches: Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Baylor College of Medicine; Psiquiatra e Diretor de Educação em Pesquisa da Menninger Clinic, em Houston, Texas. Formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica, mestrado, e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutorado e residência pela University of Texas Health Science Center at Houston. Diplomado pelo “American Board of Psychiatry and Neurology”. Autor ou co-autor de mais de 100 artigos científicos, especialmente nas áreas de transtornos de humor, neuroimagem, e psicopatologia.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.



 
 
 

Comentários


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page