top of page
  • Foto do escritorABP

Comorbidade entre transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo é o tema do próximo ABP TV


O transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido como TOC, tem como característica central a presença de obsessões e/ou compulsões. Mesmo tendo alta prevalência na população, muitas vezes ele não é diagnosticado, o que leva a considerável atraso no início do tratamento, prejudicando, assim, o prognóstico. Já o transtorno bipolar (TB) caracteriza-se pela presença de episódios depressivos e maníacos que, na maioria das vezes, podem iniciar antes dos 25 anos de idade. Esse transtorno é uma das dez principais causas de incapacidade em todo o mundo.


Pesquisas recentes apontam que o TB e o TOC são condições psiquiátricas altamente comórbidas. Estima-se que 17% dos pacientes com bipolaridade preencham critérios para TOC ao longo da vida; enquanto entre os pacientes com TOC, a prevalência de TB é estimada em 18%.


O ABP TV da próxima terça-feira, 13 de dezembro, vai abordar o tema Comorbidade entre transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo. O programa é ao vivo, às 20h30, e conta com a participação dos médicos psiquiatras:

  • Dr. Elie Cheniaux: médico psiquiatra pela ABP. Professor titular de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM-UERJ). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); coordenador do Laboratório de Pesquisa em Transtorno Bipolar.

  • Dr. Marsal Sanches: Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Baylor College of Medicine; Psiquiatra e Diretor de Educação em Pesquisa da Menninger Clinic, em Houston, Texas. Formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica, mestrado, e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutorado e residência pela University of Texas Health Science Center at Houston. Diplomado pelo “American Board of Psychiatry and Neurology”. Autor ou co-autor de mais de 100 artigos científicos, especialmente nas áreas de transtornos de humor, neuroimagem, e psicopatologia.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.



bottom of page