top of page
  • Foto do escritorABP

Política Nacional de Prevenção ao Suicídio conta agora com Comitê Gestor designado


Em portaria publicada no Diário Oficial da União - DOU na última sexta, 11 de setembro, o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello designou os membros que integrarão o Comitê Gestor da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Esta é mais uma conquista em favor de toda a população brasileira, em especial aos doentes mentais.


O Comitê contará com membros de quatro diferentes ministérios federais: Saúde, Educação, Cidadania e Mulher, Família e Direitos Humanos. Ao todo, oito pessoas, entre titulares e suplentes, farão parte do grupo que fiscalizará a implementação da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Também compete ao comitê a promoção do fortalecimento de estratégias permanentes de educação e saúde, em especial quanto às formas de comunicação, prevenção e cuidado (conforme Decreto Nº 10.225, de 05/02/2020).


Para o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, a implantação da lei e, agora, do Comitê Gestor, é resultado de anos de luta e esforços direcionados à prevenção ao suicídio. "São anos de lutas, buscas e muitas ações para chegarmos onde conseguimos hoje, obter o que realmente fará a diferença. Em 2019, conseguimos aprovar a lei que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Agora, em pleno Setembro Amarelo®, temos a instituição dos membros do Comitê responsável para fazer as ações desta política tomarem corpo e se transformarem na prevenção efetiva", reforça.


"Temos a oportunidade de testemunhar a criação de uma política de Estado, que garantirá um dos principais aspectos relacionados à preservação da vida e à prevenção do suicídio em nosso país, uma atitute que impactará diretamente não só neste governo, mas todo os próximos que também virão", finaliza o presidente.


Clique aqui, acesse a Portaria nº 2.403/2020 e confira quem são os membros do Comitê Gestor da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.


bottom of page