• ABP

Canal da Psiquiatria aborda transtornos mentais na infância


Cuidar da saúde mental das crianças é tão importante quanto nas outras faixas etárias, já que os transtornos psiquiátricos também estão presentes na infância. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a média global de crianças padecentes de doenças mentais é de 15,8%.


Só no Brasil, os estudos registram taxas de prevalência entre 7 e 12,7%, ou seja, uma em cada quatro ou cinco crianças e adolescentes apresentam algum tipo de transtorno mental. "Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, transtornos de conduta e depressão são os mais comuns na infância", explica a Dra. Deisy Porto, secretária do Departamento da Infância e Adolescência da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), convidada desta semana no Canal da Psiquiatria.


Segundo a médica psiquiatra, os principais sinais de alerta aos pais e responsáveis são a mudança brusca de comportamento, prejuízos no rendimento escolar e nas relações sociais, isolamento social. "Procurar o tratamento precocemente é fundamental porque quanto antes iniciar o tratamento, melhor vai ser a qualidade de vida neste momento e o desenvolvimento desse indivíduo a longo prazo", destaca a Dra. Deisy.


Assista e compartilhe o vídeo abaixo nas suas redes sociais. Dissemine informações com quem precisa!