• ABP

Aula 16 de 2018 do PEC/ABP discute religiosidade e espiritualidade


Já está disponível no site a mais nova aula do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP. Com o tema "Importância, riscos e diretrizes para pesquisas em religiosidade, espiritualidade e saúde mental", esta é o 16º módulo deste ano, ministrado pelo Dr. Alexander Moreira-Almeida.


Professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, onde também dirige o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF - NUPES, o Dr. Alexander atua como Coordenador das Seções de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria - WPA e da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.


Para o professor e psiquiatra, "a importância de pesquisar religiosidade/espiritualidade e saúde mental se justifica, entre outros fatores, por alta frequência de religiosidade/espiritualidade na população e de coping frente problemas e adoecimento; impacto da religiosidade/espiritualidade na prevalência, diagnóstico, tratamento e prognóstico dos transtornos mentais, bem como a recomendação de mais estudos feita em recente Position Statement da WPA", destaca o Dr. Alexander, que continua:


"Entre os principais riscos, destacam-se: desconhecimento de estudos já realizados, de aspectos teóricos metodológicos específicos da pesquisa em religiosidade/espiritualidade e saúde mental, uso de escalas com problemas de validade, polarização ideológica e mera replicação de achados já existentes".


Para saber mais sobre o tema com um dos psiquiatras de maior renome da área de pesquisas em Religiosidade, Espiritualidade e Saúde mental, assista à aula 16 do PEC/ABP. Todo o material já publicado está disponível para acesso 24h, de qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador.


Cada um dos módulos também concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP. Assista e continue se atualizando cientificamente sem sair de casa!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h