• ABP

Mais um pedido da ABP atendido: aquisição de medicamentos psicotrópicos para a população em geral


A ABP reconhece o empenho do Ministério da Saúde com a melhoria da Saúde mental, demonstrada através das inúmeras ações de educação em saúde realizadas e pela publicação da portaria N°2.516 que dá acesso a 22 medicamentos psicotrópicos. A portaria em questão atende a solicitação da Associação Brasileira de Psiquiatria para garantir a toda população brasileira acesso a tratamento psiquiátrico e dispõe sobre a transferência de recursos financeiros para a aquisição de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica utilizados no tratamento de doenças mentais, em virtude dos impactos sociais ocasionados pela pandemia da covid-19.


Estima-se que o Brasil tenha cerca de 50 milhões de pessoas com algum tipo de doença mental, sendo o maior número de pessoas com casos de transtornos de ansiedade do mundo. São cerca de 19 milhões de casos, que correspondem a aproximadamente 9% da população. Além disso, ocupa o 2º lugar no mundo e o 1º na América Latina em pessoas com quadros depressivos.


O consumo de medicamentos psiquiátricos, no país, vem aumentando consideravelmente, seja em função da melhoria nos diagnósticos de transtornos psiquiátricos, seja em relação ao cenário pandêmico atual. Os medicamentos psicotrópicos são um grupo de substâncias químicas que atuam no sistema nervoso central, afetando os processos mentais e alterando a percepção, as emoções e/ou os comportamentos dos pacientes.