top of page
  • ABP

ABP TV - Atualização no tratamento da esquizofrenia




A esquizofrenia é uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial e o seu tratamento. Entre os seus principais sintomas estão delírios, alucinações, alterações de pensamento, alterações de afetividade, indiferença, dificuldade de concentração. A causa do desenvolvimento da esquizofrenia ainda é desconhecida, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença.


O transtorno é desafiador para a psiquiatria e por este motivo as pesquisas nacionais e internacionais neste tema permanecem a todo vapor.


Para falar sobre o assunto, o ABP TV desta terça-feira, dia 30 de abril, recebe os psiquiatras Alexandre Loch e Bruno Ortiz para falar sobre o assunto. 


Conheça os participantes: 


Dr. Alexandre Loch - Doutorado pelo Instituto de Psiquiatria, HC-FMUSP, sobre o estigma das doenças mentais. Membro da International Federation of Psychiatric Epidemiology (IFPE) e da Schizophrenia International Research Society (SIRS), sociedade pela qual recebeu o Global Schizophrenia Award por destaque internacional na pesquisa sobre a esquizofrenia. Editor-associado da Frontiers in Public Mental Health. Atualmente atua como docente/orientador de doutorado e mestrado no Instituto de Psiquiatria HC-FMUSP e como coordenador científico do Grupo de Psicoses do Laboratório de Neurociências (LIM-27), Instituto de Psiquiatria, Universidade de São Paulo.


Dr. Bruno Ortiz - Atualmente Coordena o Grupo de Esquizofrenia Resistente que é vinculado ao Programa de Esquizofrenia ( Proesq) da Unifesp Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria Geral de Adultos , com ênfase em Esquizofrenia.


Dra. Lais Fonseca - Residência em Psiquiatria na Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Atualmente permanece no mesmo serviço como Psiquiatra Colaboradora do Programa de Esquizofrenia (PROESQ) e do Programa de Assistência e Pesquisa ao Primeiro Episódio Psicótico (PEP).


O ABP TV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Comentários


bottom of page