Na última quinta-feira, 21 de janeiro, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), por meio de ofício enviado a autoridades, solicitou do poder público a inclusão de pacientes, psiquiatras e profissionais de saúde mental na primeira etapa da vacinação contra Covid-19.
O posicionamento vai ao encontro da carta de orientação enviada pela Associação Mundial de Psiquiatria (em inglês, World Psychiatry Association - WPA), assinada pelo presidente da instituição, Dr. Afzal Javed. No texto, o presidente da WPA reforça que investigações que apontam: "pessoas com doenças mentais têm maior probabilidade de serem infectadas por COVID e que, uma vez afetadas, apresentam taxas de mortalidade muito mais altas do que o restante da população".
O ofício da ABP foi enviado a Secretários Estaduais e Municipais de Saúde, bem como ao Ministério da Saúde, ressaltando os riscos aos quais os trabalhadores da saúde mental estão submetidos. Também aponta a situação delicada dos pacientes psiquiátricos no contexto atual.
Assim, o documento "solicita ao poder público que analise com cautela a situação
dos psiquiatras e profissionais da saúde mental, assim como os padecentes de doenças
mentais, incluindo-os na primeira etapa de vacinação. União, estados e municípios devem
comprometer-se com todas as áreas da saúde neste momento, não deixando o estigma
refletir nas ações de combate ao coronavírus".
Leia a íntegra do ofício clicando aqui.
Kommentare