• ABP

ABP se posiciona contra o fechamento do Hospital Galba Velloso

Atualizado: Abr 17




A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP vem a público se manifestar contra o fechamento do Hospital Galba Velloso, em Belo Horizonte (MG). A unidade é referência no atendimento de urgências e emergências psiquiátricas na região e seu fechamento significa uma enorme desassistência à população de Minas Gerais.


Em ofício enviado ao governador de Minas, Romeu Zema, a ABP e a Associação Mineira de Psiquiatria - ABP reforçam a importância da atenção aos pacientes de Covid-19, sem que haja, no entanto, o fechamento de leitos psiquiátricos.


"Compreendemos perfeitamente que a atual epidemia do COVID-19 exige esforços do estado e de todos nós para que possamos salvar vidas. Nesse esforço podemos deixar de lado o cuidado com a saúde mental acreditando que ela pode esperar. Ledo engano, pois em um momento como esse, de grave crise sanitária, o cuidado com a saúde mental se torna ainda mais imperativo e é um dos pontos mais importantes para a sobrevivência de todos nós", afirma o documento assinado pelos presidentes da instituições.


O presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, destaca: "estão aproveitando este momento de tristeza, de pandemia, para justificar o fechamento deste hospital, dizendo que será usado para tratamento das pessoas que estiverem com a Covid-19. Quando este hospital terminar de ser reformado para poder atender a esta demanda, a pandemia já vai ter acabado. Não façam isso, não comentam esse erro".


Acesse aqui o documento enviado ao Governo do Estado de Minas Gerais pela ABP e pela AMP. Veja abaixo o vídeo completo com o apelo do Dr. Antônio Geraldo da Silva.






Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h