top of page
  • Foto do escritorABP

ABP promove curso preparatório para o Setembro Amarelo®. Participe!


Amanhã, 20 de agosto, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP promove o I Curso de Prevenção ao Suicídio, que visa preparar médicos, profissionais da imprensa e toda a sociedade para o Setembro Amarelo®, a maior campanha anti estigma do mundo! Durante a aula, que acontece a partir das 9h25, os especialistas vão fornecer dados e informações sobre o suicídio e como podemos combater essa triste realidade.


O curso será aberto a todos, com a oferta de 1 milhão de vagas gratuitas! “Fornecer informações fidedignas sobre o tema e baseados em dados e pesquisas científicos reconhecidos em todo mundo, com uma linguagem acessível à sociedade é fundamental para que o I Curso de Prevenção ao Suicídio alcance plenamente seu objetivo”, destaca o presidente da ABP e coordenador nacional da campanha, Dr. Antônio Geraldo da Silva.


O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, são registrados mais de 700 mil casos em todo o mundo, sem contar os casos subnotificados, que podem chegar a 01 milhão. Só no Brasil, os registros são de aproximadamente 14 mil casos por ano.


Embora os números de suicídio estejam diminuindo em todo o mundo, os países daa Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ser evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.


“Se você tem interesse em aprender sobre o tema, nós vamos convidar os melhores especialistas do Brasil para te ensinar tudo em relação à prevenção ao suicídio”, completa o Dr. Antônio Geraldo.


As informações sobre o curso e o link de inscrição estão disponíveis no site da ABP: www.abp.org.br/abpweb. Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!



bottom of page