• ABP

ABP lança diretrizes para tratamento do comportamento suicida no Brasil


De forma inédita, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) lança diretrizes específicas para o tratamento do comportamento e ideação suicida no Brasil. O trabalho tem como objetivo fornecer orientações fundamentais para o manejo de pacientes com comportamento suicida no país e envolveu 11 psiquiatras selecionados pela Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.


"Sentimos a necessidade de termos os guidelines da própria ABP, por isso trabalhamos arduamente e produzimos dois artigos de leitura obrigatória para todos os profissionais de Saúde", destaca o presidente da Associação, Dr. Antônio Geraldo da Silva.


Para o desenvolvimento do guideline, foram revisados 79 artigos selecionados entre 5.362 artigos e 755 resumos selecionados. A bibliografia foi pesquisada nas seguintes bases de dados: MEDLINE (via PubMed), Cochrane Database of Systematic Reviews, Web of Science e SciELO, contemplando publicações de 1997 a 2020, em inglês ou português.


Coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP, o Dr. Leonardo Baldaçara também participou do processo que estabeleceu a diretriz. Ele explica que o documento "este é o primeiro artigo de duas partes e auxiliará profissionais da saúde a salvar vidas! O suicídio está entre as principais causas de morte preveníveis em todo o mundo, principalmente em jovens. Medidas de prevenção, promoção, diagnóstico e intervenções eficazes são essenciais para prevenir fatalidades."


O documento apresenta definições, fatores de risco e proteção, avaliações e uma introdução a um Plano de Segurança, todos baseados em evidências científicas. Esta primeira parte, já publicada como ahead of print no Brazilian Journal of Psychiatry (BJP), discute "a importância de avaliar o comportamento suicida, especialmente no que diz respeito aos fatores de risco e de proteção", segundo o próprio documento.


Leia a íntegra do artigo Brazilian Psychiatric Association guidelines for the management of suicidal behavior. Part 1. Risk factors, protective factors, and assessment (Diretrizes da Associação Brasileira de Psiquiatria para o manejo do comportamento suicida. Parte 1. Fatores de risco, fatores de proteção e avaliação, em tradução livre) clicando aqui.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h