• ABP

ABP firma parceria com o Kinoplex para exibir o Cinepsiquiatria


A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP dá mais um passo no combate ao estigma e firma parceria com o Kinoplex, a maior rede de cinemas do país, para exibir o Cinepsiquiatria, um dos principais projetos de psicoeducação da instituição.


A primeira sessão acontecerá no dia 17 de agosto, às 19h, no Park Shopping, em Brasília - DF, com a exibição do filme "Elvis" e será exclusiva para convidados. Em seguida, teremos um debate com os médicos psiquiatras Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, Dra. Renata Figueiredo, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília - APBr, e Dr. Fábio Barbirato, além da head de marketing do Kinoplex, Patrícia Cotta, e dos roteiristas de cinema, Douro Moura e Guilherme Monteiro.


A partir de setembro, o Cinepsiquiatria acontecerá em cinemas Kinoplex de todo o país com sessões abertas ao público, com valor de entrada de R$ 10. "O Cinepsiquiatria é um projeto que muito me orgulha. Ele aproxima a população das questões referentes à psiquiatria e saúde mental e com isso combatemos o estigma. Fazer essa parceria e poder realizar esse projeto com Kinoplex, que é o maior grupo de cinemas do Brasil, é uma grande felicidade.", destaca o Dr. Antônio Geraldo.


“Acreditamos que o cinema é uma grande fonte de cultura e desenvolvimento social e, quanto mais pudermos usar as nossas salas nesse sentido, mais estaremos certos de que estamos no caminho que definimos como missão para nossa empresa, que é de levar o cinema a todos. O Cinepsiquiatria é uma iniciativa de extrema relevância. Precisamos falar com responsabilidade sobre os transtornos mentais que nos assolam, especialmente, nesse momento pós pandemia e usar o cinema para quebrar barreiras e iniciar esse debate é uma ideia fantástica”, afirma Patrícia Cotta.


Acompanhe as redes sociais da ABP para conferir as próximas sessões do Cinepsiquiatria e não deixe de participar quando o projeto chegar à sua cidade!


Cinepsiquiatria ABP/APAL


O projeto Cinepsiquiatria foi criado em 2016 e tem como principal objetivo levar conhecimento para a população por meio da linguagem cinematográfica seguido de debate com especialistas. Em seus seis anos de existência, já foram realizadas sessões em diversas cidades do Brasil como Belo Horizonte, Brasília, Montes Claros, Porto Alegre, Rio de Janeiro, entre outras.


Muitos filmes já passaram pelo catálogo do projeto, inclusive clássicos do cinema mundial, como o longa-metragem "Noivo neurótico, noiva nervosa" de Woody Allen, o primeiro a ser exibido, e filmes mais recentes e premiados, como "Coringa", "Spencer", "Nasce uma estrela", dentre outros.


A iniciativa já contou também com a participação da renomada atriz Marjorie Estiano e do ator Sérgio Guizé, que estrelaram o filme "Beatriz: como te amar sem me odiar", exibido no Cinepsiquiatria. O diretor do filme, Alberto Graça, também participou do projeto e compôs o debate após a sessão ao lado do presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo.