top of page
  • Foto do escritorABP

ABP é representada no Conselho Estadual de Saúde de São Paulo


Uma das missões da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP é trabalhar por políticas públicas que defendam a saúde mental, a psiquiatria e os padecentes de doenças psiquiátricas. Assim, é com alegria que informamos que a associada Dra. Márcia Gonçalves assume seu segundo mandato como Conselheira no Conselho Estadual de Saúde de São Paulo - CES-SP, representando a ABP.


Dentro do órgão público, a médica psiquiatra busca levantar o debate sobre a especialidade e demonstrar a importância dos diversos tipos de tratamentos psiquiátricos, como ambulatórios, internações e atendimentos de urgência em pronto-socorro. "No primeiro mandato, tivemos muitas discussões e houve, de minha parte, ações voltadas para a desmistificação do tratamento médico psiquiátrico, que ainda padece de muito preconceito", afirmou a Dra. Márcia.


"A interface técnico-política é uma báscula que deve sempre ser alvo de muita atenção, pois os recursos públicos, que já são escassos, precisam ter uma destinação eficiente. O desconhecimento técnico e o preconceito ainda leva prejuízo para a promoção da saúde", completou a associada.


Para o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, é crucial que a entidade ocupe esses espaços. "Precisamos, mais do que nunca, fortalecer a relação com os órgãos públicos e, além disso, transformar essas parcerias em resultados efetivos para a população brasileira. Apenas assim, nossa sociedade vai compreender que o investimento na saúde mental é fundamental", destacou.


No CES-SP, a função do Conselheiro é apreciar as necessidades e demandas sociais e construir ações para garantir o direito democrático da população na área da saúde. "Representar a ABP traz uma responsabilidade imensa, na medida em que o intenso debate e as ações políticas no direcionamento da saúde mental da população. E sem dúvida é uma honra, pois a ABP é a instituição oficial que representa a psiquiatria brasileira", conclui a Dra. Márcia.

A ABP tem orgulho de seus associados e desse grande passo para a entidade!


bottom of page