• ABP

ABP alerta: desafio "quebra-crânio"


A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, em consonância com as demais sociedades médicas e preocupada com a saúde mental e física da população, em especial, crianças e adolescentes, vem a público orientar sobre a brincadeira "quebra-crânio".


O desafio se tornou viral nas mídias sociais e vem sendo praticado em ambiente escolar e doméstico. Pais e responsáveis devem estar atentos ao tipo de brincadeiras propostas pela internet, buscando sempre a segurança de crianças e adolescentes, seja física ou psíquica.


Concernente ao desafio em questão, a queda pode provocar, entre diversas lesões, traumas graves ao crânio e à coluna vertebral. Quanto ao conteúdo dos vídeos, frisamos a necessidade de não naturalizar brincadeiras depreciativas, com padrão similar ao bullying, onde machucar e agredir o colega se tornam entretenimento.


Crianças e adolescentes submetidos a este tipo de situação, em que se tornam alvo de brincadeiras de mau gosto, podem ter nela gatilho necessário ao desenvolvimento de doenças psiquiátricas como depressão e transtornos ansiosos. Além disso, reforçamos a importância de não compartilhar vídeos relacionados ao desafio, a fim de não trazer ainda mais visibilidade a tal comportamento.


Desta forma, orientamos os adultos sobre os riscos reais, físicos e mentais, da realização do desafio, que pode levar a óbito. Atenção à gravidade das ocorrências e, caso necessário, busque sempre atendimento médico especializado.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h