• ABP

A ABP apoia o Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares


Hoje, 02 de junho, é o VI Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares. Em 2021, o foco principal é sobre “Equidade para os transtornos alimentares” - “Equity4EatingDisorders”.


O Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares é um movimento desenvolvido para e por pessoas afetadas por um transtorno alimentar, suas famílias e os profissionais médicos e de saúde que os apoiam. Unindo pessoas em todo o mundo, o objetivo é expandir a conscientização global sobre os transtornos alimentares como doenças geneticamente relacionadas, tratáveis e que podem afetar qualquer pessoa.


Por que esse movimento é tão importante?


  1. Em todo o mundo, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas sejam afetadas por um transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia, transtorno de compulsão alimentar, dentre outros.

  2. Estes transtornos têm a maior taxa de mortalidade de qualquer doença psiquiátrica.

  3. Afetam pessoas de todos os sexos, orientações sexuais, idades, classe socioeconômica, habilidades, raças e origens étnicas. É hora de agir!

  4. Boas notícias: quando tratados precoce e corretamente, os transtornos alimentares têm a maior e mais rápida taxa de recuperação!


Neste ano, espera-se que mais ações políticas sejam tomadas por governos e líderes para garantir que os cuidadores recebam apoio, trabalhadores de saúde sejam devidamente tre