• ABP

Aula do PEC/ABP traz como tema "TDAH no adulto"


O Programa de Educação Continuada - PEC/ABP divulga a mais nova aula disponível em seu portal. Nesta semana, assista à aula "TDAH no Adulto: Desafios Diagnósticos e Terapêuticos", ministrada pelo Dr. Mário Louzã.


O módulo está dividido em duas partes, ambas ministradas pelo mesmo professor, que é Doutor em Medicina pela Universidade de Würzburg, na Alemanha. O Dr. Mário Louzã também atua como coordenador do Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade no Adulto - PRODATH, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.


Ao início da sua aula, o Dr. Mário Louzã explica a importância de se acompanhar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH também na fase adulta. "Apesar de ser mostrado na infância, nós sabemos hoje que o TDAH persiste na idade adulta. As queixas do adolescente e do adulto, embora com algumas semelhanças às queixas das crianças, muda de contexto", afirma.


Sobre o tratamento específico do adulto, o professor ressalta: "uma coisa importante que a gente deve lembrar, quando avalia um paciente com TDAH na adolescência ou na idade adulta, é que muitos deles se queixam que o TDAH vem piorando com o tempo. Na verdade, o que acontece de fato é que a medida que a criança cresce e se faz adolescente, adulto, ela perde a rede de apoio. Não mais tem o pai ou a mãe tomando conta daquilo que ela faz, ou o professor orientando minuciosamente cada passo do que deve fazer e ela passa a ter que se virar por si mesma. Por outro lado, aumenta a demanda - a vida de um adolescente ou de um adulto é muito mais complexa e exige muito mais em termos de organização e capacidade de se colocar diante das questões".


Assista à aula do Dr. Mário Louzã e saiba mais sobre o "TDAH no adulto: desafios diagnósticos e terapêuticos". Cada aula do PEC/ABP concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista AMB/ABP.


O PEC/ABP pode ser assistido de qualquer dispositivo - celular, tablet ou smartphone, e está disponível 24h.


Acesse o site do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP!

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h