“Neurodesenvolvimento e transtornos mentais” é tema de aula do PEC/ABP


Nesta semana, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP divulga a sua aula de número 7 de 2018 do Programa de Educação Continuada – PEC/ABP. O módulo, que já está disponível no site, traz o tema “Neurodesenvolvimento e transtornos mentais”, com a Dra. Andrea Jackowski.


Coordenadora do Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP-EPM, a Dra. Jackowski é mestre em Neurociências e doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Também possui pós-doutorado pela Universidade de Yale e atua como professora adjunta do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP-EPM.


No início da sua aula, a Dra. Andrea Jackowski explica que o “neurodesenvolvimento é um processo dinâmico que se inicia durante o período gestacional e termina na vida adulta. Então existem processos que iniciam e são concluídos durante o período gestacional, enquanto outros processos iniciam no mesmo período e terminam na infância, adolescência e até mesmo na vida adulta”.


Ao longo da aula, são apresentados os processos de desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, onde a relação com os transtornos mentais são ressaltadas em cada etapa. Para saber mais sobre o assunto, assista à aula do PEC/ABP, com o tema