top of page

ABPTV debate "Cuidando do Cuidador na Esquizofrenia: Intervenções Familiares"

ABP

Atualizado: 10 de mai. de 2021


A esquizofrenia é um transtorno mental grave que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, e que traz consigo significativos prejuízos no funcionamento pessoal, social e familiar. Entre os sintomas mais comuns estão delírios, alucinações, alterações de pensamentos e também a alterações na afetividade.


Portadores deste transtorno precisam também de cuidados pois apresentam sobrecargas físicas e emocionais que são ocasionadas pela dedicação de tempo destinada ao familiar doente. A esquizofrenia ainda desperta muito preconceito na sociedade e isso demanda mais proteção e cuidados à pessoa que sofre com a esquizofrenia.


Como podemos cuidar de quem cuida? Qual o primeiro passo que o indivíduo deve dar ao descobrir que alguém do seu núcleo familiar padece de esquizofrenia? Estas e outras perguntas serão respondidas no ABP TV do dia 11 de maio, pelos Drs. Alfredo Minervino, Leonardo Palmeira e pela presidente da Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia, Sarah Nicolleli.


Alfredo Minervino - Professor da Universidade Federal da Paraíba. Chefe da Residência em Psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba, membro da câmara técnica de bioética do Crm-PB, membro da câmara técnica de psiquiatria Crm - PB


Leonardo Palmeira - Formado em Medicina pela UFRJ, fez residência médica no Instituto Phlippe Pinel. Foi pesquisador do Laboratório de Esquizofrenia e Cognição do Instituto de Psiquiatria da UFRJ/IPUB


Sarah Nicolleli - Presidente da Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia - AMME.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Comments


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h

bottom of page