top of page

ABP e Ministério assinam Acordo de Cooperação Técnica




Nesta quarta-feira, dia 03, o superintendente técnico e diretor tesoureiro da ABP, além de presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, Dr. Antônio Geraldo da Silva participou de uma reunião com a Ministra Damares Alves, responsável pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. No encontro foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica nº 03/2019/ MMFDH que tem por objetivo capacitar os atendentes de canais de denúncias sobre automutilação e suicídio.


O documento visa a capacitação gratuita para os atendentes que atuam vinculados à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no Disque 100, do MMFDH. Os treinamentos serão realizados pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.


A Ministra Damares Alves falou sobre a parceria “A importância (da assinatura do Acordo) é termos um canal aberto, preparado, para falar com a pessoa que está em sofrimento. Não é só ouvir, é saber o que dizer. Então, o treinamento vem para ensinar os nossos atendentes o que dizer”.


Dr. Antônio Geraldo explicou que de início será feito um mapeamento dos atendentes do Disque 100 e Ligue 180. “Após isso, nós vamos dividir o grupo conforme a formação, para poder dar uma formação diferenciada para cada um. E depois, também dar supervisão para essas pessoas”, disse.


Durante a conversa também foi exposta a preocupação com as pessoas que realizam os atendimentos “Se a pessoa tem algum problema, se a pessoa está se sentindo bem ou não em trabalhar naquele lugar, ela vai ter, então, um psiquiatra, um psicólogo, para que possa ir e que possa manter também o seu cuidado.", finalizou Dr. Antônio Geraldo.


O acordo tem vigência de 12 meses e além de assegurar as condições necessárias para a implementação de atividades conjuntas o documento prevê o sigilo das informações e a parceria voltada à definição dos fluxos de encaminhamento das denúncias.




Além de todos os envolvidos nesse projeto, a ABP agradece a Vovó Rose, grande parceira na prevenção de automutilação e também suicídio, que esteve presente na ocasião e foi uma das grandes incentivadoras da Lei 13.819, que estabelece um pacote de medidas, com estratégia multidisciplinar para diminuir os atos de automutilação, as tentativas de suicídio e os suicídios consumados. A lei teve origem na PL 1.902/2019, do Dr. Osmar Terra, assinada no dia 29 de abril deste ano.






Comments


bottom of page