top of page
  • Foto do escritorABP

A ABP apoia o Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares


O VII Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares acontecerá em 2 de junho de 2022 em todo o mundo. Este ano o foco é sobre “CARE4U” - “Cuidando de quem cuida”.


Por que é tão importante o Movimento “Cuidando de quem cuida”?

  1. Em todo o mundo, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas sejam afetadas por um transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia, transtorno de compulsão alimentar, dentre outras formas de transtornos alimentares.

  2. Os transtornos alimentares (TA) causam prejuízo no dia a dia do paciente e apresentam a maior taxa de mortalidade dentre as doenças psiquiátricas.

  3. Diante da complexidade dos TA percebemos que há um sofrimento significativo vivenciado pelos indivíduos que convivem diretamente com tais pacientes e auxiliam no tratamento, os quais chamamos de cuidadores.

  4. Os cuidadores podem ter diferentes vínculos com o paciente, como pais, avós, irmãos, parceiros/cônjuges, outros membros da família e amigos, e são eles os grandes aliados dos nossos pacientes, desde o incentivo a busca de ajuda profissional até a supervisão e suporte na execução das recomendações na equipe.

  5. O papel do cuidador é de extrema importância no processo de recuperação dos TA, por isso ressaltamos que para cuidar do outro faz-se necessário o autocuidado!

  6. Algumas estratégias simples quando implementadas podem ajudar na qualidade de vida do cuidador, como: dividir tarefas, dedicar um tempo para si ( como ao cuidar da sua saúde física) e por fim construir uma rede de apoio para quem possa pedir ajuda.

O Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares é um movimento desenvolvido para e por pessoas afetadas por um transtorno alimentar, suas famílias e os profissionais médicos e de saúde que os apoiam. Unindo pessoas em todo o mundo, o objetivo é expandir a conscientização global sobre os transtornos alimentares como doenças geneticamente relacionadas, tratáveis e que podem afetar qualquer pessoa.


Os transtornos alimentares, quando tratados precoce e corretamente, têm uma importante taxa de recuperação! Portanto, esse ano conscientizamos, mais uma vez, sobre o incentivo à busca pelo tratamento, ampliando o acolhimento a todos os cuidadores e estimulando a criação rotineira de estratégias pelos profissionais do cuidar de quem cuida!



bottom of page