ABP

14 de out de 20222 min

Tudo o que você precisa saber sobre a insônia estará no próximo ABP TV!

O sono é essencial para o bem-estar e para a saúde física e mental das pessoas, ocupando um papel central na prevenção e no tratamento dos transtornos psiquiátricos. A regulação emocional, os processos cognitivos, o metabolismo, a imunidade e até a resposta a vacinas se beneficiam de um sono adequado.

Entretanto, em um mundo conectado e ativo 24 horas por dia, as pessoas variam suas rotinas e optam por reduzir, atrasar e interromper o próprio sono, em troca de atividade de trabalho ou entretenimento. A insônia é o transtorno de sono mais comum, estima-se que entre 30% e 50% da população tenha sintomas do transtorno.

No próximo ABP TV, vamos receber especialistas no assunto para falar tudo o que você precisa saber sobre a insônia. O programa será ao vivo no dia 18 de outubro, às 20h30. Participam os médicos psiquiatras:

  • Dr. Almir Tavares: médico psiquiatra com atuação em Medicina do Sono, Psicogeriatria e Psicoterapia. Docente do Programa de Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Departamento de Medicina do Sono da ABP.

  • Dra. Camilla Pinna: médica psiquiatra, especialista em Medicina do Sono pela ABP/AMB. Preceptora da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Vice-coordenadora do Departamento de Medicina do Sono da ABP.

  • Dr. Márcio Zanini: médico psiquiatra, especialista em medicina do sono, mestre em ciências pela UNIFESP. Professor na residência em Psiquiatria do IAMSPE. Secretário do Departamento de Medicina do Sono da ABP.

O programa ABP TV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP.