“Saúde mental da população indígena” é tema do ABP TV

O programa ABP TV desta semana traz como tema a “Saúde Mental da População Indígena”, um assunto pouco abordado mas de extrema relevância. A abordagem de saúde mental desta população vem acompanhada de peculiaridades, devido ao contexto sociocultural em que vivem.

Em virtude de seus parâmetros culturais, as concepções de saúde e adoecimento são diferentes e estão ligadas diretamente à espiritualidade de tais povos. Entre as dificuldades de assistência em saúde mental da população indígena, estão o uso abusivo de substâncias como álcool e outras drogas, suicídio, excesso no consumo de medicamentos, aumento da violência comunitária, baixa auto-estima, desvalorização das raízes culturais, entre diversos outros aspectos.

Para falar sobre o assunto, o ABP TV da próxima segunda-feira traz como convidados os psiquiatras Juberty Antônio e Wilson Lessa Junior, que compartilharão suas experiências no atendimento da população indígena no âmbito da saúde mental.

– Dr. Juberty Antônio: médico psiquiatra, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Doutorado do Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde-Convênio Rede Centro-Oeste UNB, UFG e UFMS. Professor adjunto do DCM/FAMED/UFMS, Preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria/ NHU/UFMS, Chefe do Serviço de Psiquiatria do NHU/UFMS.

– Dr. Wilson Lessa Junior: médico psiquiatra, título de especialista em Psiquiatria (2007) pela ABP/AMB, professor efetivo do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima.

Quer participar do ABP TV? Envie sua pergunta através do Linha Direta no Portal da Psiquiatria, ou dos espaços de comentários das transmissões ao vivo no Facebook e no Canal da Psiquiatria, no Youtube.

O programa ABP TV acontece todas as segundas-feiras, às 21h, com transmissão ao vivo. Participe conosco!

Comentários estão fechados.