Religiosidade e espiritualidade na prática clínica é o tema do próximo ABP TV

De acordo com posicionamento oficial da Associação Mundial de Psiquiatria – WPA, tem havido uma crescente conscientização da academia e da população geral sobre a relevância da religião e da espiritualidade nas questões de saúde durante as últimas décadas. No tratamento dos transtornos mentais, evidências apontam que a religiosidade e a espiritualidade tem implicações significativas para prevalência, diagnóstico, tratamento, desfechos clínicos e prevenção, aliados à qualidade de vida e ao bem-estar do indivíduo.

Ainda de acordo com a WPA, psiquiatras precisam levar em conta todos os fatores que afetam a saúde mental, uma vez que estudos apontam o benefício da inclusão de religiosidade e espiritualidade entre estes fatores, independentemente da orientação espiritual, religiosa ou filosófica.

Para falar mais sobre a aplicabilidade de aspectos relacionados à religiosidade e espiritualidade na prática clínica, o ABP TV desta semana recebe os psiquiatras Alexander Moreira-Almeida e Bruno Paz Mosqueiro. Nossos convidados debaterão sobre suas experiências clínicas e científicas no dia 12 de março, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Portal da Psiquiatria, Facebook da ABP e canal do ABP TV do Youtube.

Participe enviando sua pergunta por meio do Linha Direta no site da ABP ou pelos comentários das transmissões ao vivo no Facebook e Youtube. Compartilhe conosco a sua experiência científica. Conheça abaixo os participantes do próximo programa:

– Dr. Alexander Moreira-Almeida: Professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Diretor do NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF, Coordenador das Seções de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA) e da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

– Dr. Bruno Paz Mosqueiro: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria. Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo CELG-UFRGS. Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria UFRGS abordando o tema Religiosidade Intrínseca e Resiliência em Pacientes com Depressão. Membro do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (NUPE-APRS), da Comissão de Estudos em Espiritualidade e Saúde Mental da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Seção de Religiosidade, Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). Doutorando em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS). Médico Psiquiatra contratado do Grupo Hospitalar Conceição e coordenador do CAPS AD III GHC (GHC).

Comentários estão fechados.